A aula saíu à rua para conhecer, compreender, preservar e animar o nosso património.

quinta-feira, 19 de maio de 2011

A alimentação dos meus avós

         A alimentação dos meus avós na infância e na adolescência foi totalmente diferente daquela a que estou habituada.
         Em primeiro lugar, porque a vida naquela época era difícil e não havia o poder de compra que existe actualmente. Segundo a minha avó materna havia escassez de alguns produtos e muitos eram racionados (ou seja, só podiam comprar o mínimo por pessoa). A minha avó vem de uma família numerosa o que agravava mais a situação, segundo ela uma sardinha, por exemplo, era dividida por três pessoas (o que parece impossível!).
         Era uma alimentação baseada em sopas de pão, a carne e o peixe era consumida apenas em dias de festa.
         O café e seus derivados também não faziam parte da alimentação diária, bebiam café em vez de leite e a manteiga era substituída pelo toucinho que era barrado no pão.
         São vários exemplos que me fazem pensar e reflectir de como era diferente a vida há 60/70 anos atrás.
         Felizmente, não vivemos nessa época e espero não passar por aquilo que eles passaram.


        Fonte de informação:
        D. Filipa Vinagre, 75 anos (avó)

                                                               Carolina Alfenim - 6º A – 2010/2011

Sem comentários:

Enviar um comentário