A aula saíu à rua para conhecer, compreender, preservar e animar o nosso património.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Porta do Nó

Porta do Nó
No princípio da Avenida Duque D. Jaime, do lado direito, quando vamos para Borba, encontra-se a Porta do Nó, que dá acesso à Ilha, no Palácio Ducal. É a porta mais conhecida de Vila Viçosa e está representada em muitos desenhos, pinturas, pois é muito interessante.
Esta porta foi mandada fazer pelo 4º Duque de Bragança, D. Jaime, no início do séc. XVI, quando mandou construir o Palácio e tem influências do estilo manuelino, como por exemplo as cordas. A porta tem de lado duas colunas em granito, que parecem atadas às ombreiras e no arco da porta estão umas tiras em pedra que parece que foram cortadas, presas por cordões e que ao meio fazem um nó, que é o símbolo da Casa de Bragança.
Os nós simbolizariam a posição hierárquica da Casa de Bragança em relação à Casa Real. Segundo Frei Manuel Calado, que escreveu sobre Vila Viçosa no séc. XVII, existia ali uma legenda que dizia “ Depois de vós, nós”, que significava: depois do rei, nós (os Duques de Bragança) somos os mais importantes do Reino e seremos os reis de Portugal se o rei morrer sem descendentes.
Esta porta é um símbolo da nossa vila!

Fontes de informação:
ESPANCA, Pe. Joaquim da Rocha Espanca (s/d). Compêndio de Notícias de Vila Viçosa.
GABINETE DE IMPRENSA (2010). Um Alentejo para Descobrir. Vila Viçosa: Câmara Municipal de Vila Viçosa.
PESTANA, Manuel Inácio (s/d). Vila Viçosa História, Arte e Tradição, Vila Viçosa: Livraria Alentejo de Calipolojas, Lda.
7maravilhasdevilavicosa.blogspot.com
Ana Lúcia Rosa -  6º C
2010/2011

Sem comentários:

Enviar um comentário