A aula saíu à rua para conhecer, compreender, preservar e animar o nosso património.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Porta da vila

Porta da Vila quando se
encontrava na estrada para Borba
Em Vila Viçosa encontra-se um monumento “ A porta dos nós ou da vila” que está à entrada da vila, no muro do Convento dos Agostinhos, que é onde funciona o Seminário de S. José. Há muita gente que lhe chama a Porta do Nó.
 Foi construída em 1654 e fazia parte da muralha que se construiu para proteger a nossa vila dos espanhóis. Quando se vinha de Borba ou se saía passava-se por ela.
As pessoas passaram a andar de carro e a porta começou a ser estreita. Em 1940 houve obras para se alargar a estrada e a porta foi colocada ao lado. Passou a ser uma das entradas da cerca do Seminário de S. José.
Este monumento simboliza a restauração da independência do nosso país, significando o nó quebrado pelo Rei D. João IV, ao libertar Portugal dos reis castelhanos em 1640 e glorifica também a eleição de Nossa Senhora da Conceição como padroeira de Portugal. Tem uma inscrição latina. É feita em mármore da região e constituída por um arco com o brasão da Casa de Bragança e ao lado duas esferas armilares.


Fontes de informação:

GABINETE DE IMPRENSA (2010). Um Alentejo para Descobrir. Vila Viçosa: Câmara Municipal de Vila Viçosa.
PESTANA, Manuel Inácio (s/d). Vila Viçosa História, Arte e Tradição, Vila Viçosa: Livraria Alentejo de Calipolojas, Lda.
7maravilhasdevilavicosa.blogspot.com

Rui Lopes
 6º C  - 2010/2011

Sem comentários:

Enviar um comentário