A aula saíu à rua para conhecer, compreender, preservar e animar o nosso património.

sábado, 7 de maio de 2011

O Paço Ducal de Vila Viçosa


     Uma das maravilhas portuguesas
     O tamanho da sua fachada, 110m, revestida a mármore da região, fazem deste monumento um exemplar único na arquitectura civil portuguesa!
                                                     
Localização

Terreiro do Paço
Situado no sopé da colina do Castelo, no Terreiro do Paço, em frente à Igreja e Convento dos Agostinhos, tendo ao seu lado direito o Paço do Bispo e o Convento das Chagas, fica uma das maravilhas de Portugal, o Palácio Ducal de Vila Viçosa!
                      
                                   Pedro Melo – 6º C   2010/2011

 A sua utilização

A sua construção iniciou-se em 1501 por ordem de D. Jaime, quarto Duque de Bragança e até 1640, ano em que os Duques de Bragança se tornaram reis de Portugal, foi a residência permanente da família e, depois dessa data, passou a ser uma das residências reais, onde descansavam e passavam férias. Mas houve Duques de Bragança que nunca cá vieram, pois houve guerras, Vila Viçosa fica junto à fronteira e também demoravam muito tempo na viagem. Além disso, o palácio ficou completamente vazio a partir de 1640.
O palácio estava, sem mesmo nada, porque o 8º Duque de Bragança, D. João II se tornou rei de Portugal em 1640. Como o Paço da Ribeira, em Lisboa, para onde foi viver com a sua família estava vazia, pois os reis de Espanha tinham mandado levar tudo, mandou ir o que havia no Palácio de Vila Viçosa. Foi preciso 40 carroças para levar as coisas para Lisboa. Quando algum rei vinha a Vila Viçosa, tinha de se trazer tudo o que precisava, antes, o que era muita coisa e não era nada fácil com os transportes que havia.
Durante as invasões francesas, o palácio serviu de hospital para os feridos das Batalhas de Talavera e Albuera, sobretudo para os soldados comandados pelo general Beresford. Muita coisa ficou destruída e muitos bens foram roubados e durante a guerra civil de 1832-1834, também aqui houve militares.
Quando voltou a haver paz no nosso país e se passou a utilizar o comboio os duques e reis passaram a vir mais vezes. D. Luís visitou-o com a sua mulher, D. Maria Pia e encontrou-o vazio, só tinha pinturas nos tectos e nas paredes, não tinha muitas condições para se viver. Este rei partiu do nada e começou a mobilá-lo. O seu filho, D. Carlos, fez obras, acabou de o mobilar e passou a considerá-lo como a sua residência de férias. Vinha sobretudo nos meses de Dezembro e de Janeiro para caçar. 
Depois quando a monarquia acabou em 1910, o Paço Ducal foi encerrado, pois o Duque de Bragança, que era o rei D. Manuel II foi para Inglaterra. No dia 20 de Setembro de 1915, o rei D. Manuel II fez o seu testamento, onde ficou escrito que o Paço Ducal deveria ser transformado num museu para o povo português.  
Foi criada a Fundação da Casa de Bragança e nos anos 40 (século XX), o Paço Ducal reabriu as suas portas com funções museológicas.
Hoje, quando visitamos o palácio, o que vemos não é o que havia na época em que os Duques lá vinham. As únicas salas que estão exactamente iguais são a Sala dos Duques ou dos Tudescos e os quartos dos reis D. Carlos e de D. Amélia. A maior parte do mobiliário e de tudo o que lá está veio de outros palácios que lhes pertenciam.

                                                            Ângela Neto, Margarida Coelho – 6º C   2010/2011

 
Fontes de informação:
VISITAS GUIADAS PELA DRA. MARIA DE JESUS MONGE E PELO DR. TIAGO SALGUEIRO

Bibliografia:
“DOSSIER MONUMENTOS”, Revista Semestral de Edifícios e Monumentos, Direcção-Geral dos Edifícios
ESPANCA, Túlio (1978). Inventário Artístico de Portugal: distrito de Évora, I vol. Lisboa: Academia Nacional de Belas-Artes.
GABINETE DE IMPRENSA (2010). Um Alentejo para Descobrir. Vila Viçosa: Câmara Municipal de Vila Viçosa.
MONGE, Maria de Jesus (2000). Paço Ducal da Casa de Bragança. Vila Viçosa: Fundação da Casa de Bragança.
MONGE, Maria de Jesus (2010). Paço Ducal de Vila Viçosa: Roteiro. Caxias.
TEIXEIRA, José (1983). O Paço Ducal de Vila Viçosa sua arquitectura e colecções. Lisboa: Fundação Casa de Bragança.
Webgrafia:
http://pt.wikipedia
http://infopedia.pt
www.fcbragança.pt





   


Sem comentários:

Enviar um comentário