Igreja de Nsa. Sra. da Conceição |
A Igreja da Nossa Senhora da Conceição situa-se dentro dos muros medievais do Castelo de Vila Viçosa. É também conhecida por o Solar da Padroeira.
Não se sabe quando foi construída, porque já foi há muito tempo, mas sabe-se que foi feita na época medieval e depois com o que aconteceu no terramoto de 1755, teve que ser arranjada. Em 2005, foi restaurada, por fora.
É uma Igreja muito bonita, pois é feita de mármore branco, tem frescos com anjos e até tem uma grade prateada para proteger a Padroeira de Portugal, cuja escultura se pensa que foi feita no século XIV. Há alguns anos atrás, um senhor chamado João puxou a Santa do altar para o chão e como se partiu tiveram que a mandar restaurar. A partir desse dia, a imagem que está no altar deixou de sair à rua e fizeram uma cópia quase igual à original.
O interior da igreja tem três naves, podendo estar muitas pessoas a assistir à missa. Nas paredes laterais, vêem-se azulejos azuis e amarelos do século XVII. Na capela-mor, existem pinturas a óleo e talha dourada. Numa das paredes laterais, está a bandeira portuguesa da vitória de Montes Claros (1665), oferecida pelo Marquês de Marialva.
Também existe um órgão que se toca em quase todas as missas e casamentos.
No dia 8 de Dezembro celebra-se o feriado da “IMACULADA CONCEIÇÃO”por a NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO SER A PADROEIRA DE PORTUGAL e costuma vir muita gente de fora do nosso concelho assistir às cerimónias religiosas.
A Igreja tem uma ordem que foi criada por D. João VI no dia 6 de Fevereiro de 1818, que também foi no dia da sua aclamação.
A Ordem tem os graus de Cavaleiro, Comendador e Grã-Cruz e pode atribuir ainda a Medalha de Mérito. A insígnia da Ordem caracteriza-se por um medalhão pendente de fita azul celeste; a Grã-Cruz tem como insígnia uma banda azul com risca branca. O medalhão do pendente, assim como o das placas, é constituído por uma estrela encimada pela coroa Real, com um círculo ao centro onde se lêem as letras VM (Virgem Maria), com a inscrição Padroeira do Reino, a circundar sempre na mesma direcção. A insígnia, tal como a da Ordem da Rainha Santa Isabel, foi desenhada pelo célebre pintor da corte Jean Baptise Debret, em 1818, no Brasil. O Grã-Cruz actual é o Duque de Bragança, D. Duarte.
Fontes de informação:
Algumas informações foram dadas pelos meus pais e pela minha avó Rosária
Commons Wikimedia.orgwiki/file/ Igreja_ Nossa_ Sra Conceicao.jpg|thumb|Legenda]]
Hispanismo.org.
Wikipédia/Ordem de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa
realfamiliaportuguesa.blogspot.com
missatridentinaemportugal.blogspot.com
sarrabal.blogs.sapo.pt
7maravilhasdevilavicosa.blogspot.com
Sara Pereira - 6ºC
2010/2011
2010/2011
Sem comentários:
Enviar um comentário