A Açorda Alentejana
Origem
A açorda é um prato típico do Alentejo, não precisa de ser cozinhada e faz-se depressa. A receita da Açorda varia de zona para zona, de família para família e de quem a confecciona.
Os seus ingredientes básicos são: o alho, o sal, o azeite, água a ferver, pão fatiado e ervas aromáticas (coentros ou poejos, ou as duas coisas). Pode-se cozer na água peixe (bacalhau ou pescada) e juntar ovo cozido ou escalfar ovos.
A Açorda foi um presente deixado pelos Árabes quando estiveram na Península Ibérica. Num tratado de cozinha árabe de Ibn Abd al-Ra’uf, refere-se a Açorda como Tarid ou Tarida, que em árabe significa pão migado, ao qual se junta alho, coentros e água a ferver. Nos dicionários árabes encontramos outro termo Ath Thurdá que significa sopa com pão.
Podemos ainda obter outra informação sobre a origem da Açorda que remonta ao ano da Convenção de Évora-Monte, em 1834, que pôs termo à Guerra Civil entre Liberais e Absolutistas, pois estes durante as discussões e reuniões só tinham pão duro. Então juntavam-lhe água, sal, coentros, alho e azeite e confeccionavam a famosa Açorda.
Fonte de informação:
www. Wikipédia.com
Receita
Coentros |
fatias de pão alentejano, já duro
coentros ou poejos
azeite
Como se faz:
alhos
sal
água
ovos e bacalhau
Alhos |
Põe-se a água a ferver, coze-se o bacalhau e os ovos.
Numa tigela ou num almofariz, pisam-se os coentros, ou os poejos, ou mistura, já cortadinhos, com os alhos e o sal e faz-se o que os alentejanos chamam piso da açorda.
Põe-se o azeite com o piso numa tigela.
Depois, deita-se a água a ferver em cima e prova-se para ver se está boa de sal. Junta-se as fatias de pão cortadas em pequenas porções e está pronto a servir. Deita-se para o prato a quantidade que se quer e junta-se o bacalhau e os ovos.
Almofariz ou gral |
Há pessoas que preferem os ovos escalfados, outras que, em vez do bacalhau, cozem pescada ou os dois tipos de peixe, há quem não coza peixe e coma com sardinhas assadas … e outras que não cozem ovos, nem peixe.
Bom apetite!
Ângela Neto - 6º C
2010/2011
2010/2011
Sem comentários:
Enviar um comentário