A aula saíu à rua para conhecer, compreender, preservar e animar o nosso património.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

As refeições do povo antigamente


      Dantes, de manhã, não havia pequeno-almoço, mas sim o almoço que comiam por volta das sete horas da manhã, antes de irem para o campo. Normalmente, a essa refeição  comiam sopas de tomate, açorda, sopa de cação …
      À refeição que nós chamamos almoço, chamavam-lhe jantar, que era ao meio dia e era no campo. Podiam comer grão, feijão, cozido de repolho, pão com carne ou pão com azeitonas …. Às vezes, os alimentos coziam ao lume de chão que se fazia junto ao sítio onde as pessoas estavam a trabalhar, em panelas de ferro. Outras vezes, os trabalhadores levavam uma marmita com batata cozida e bacalhau para comerem de azeite e vinagre, que levavam nos cornos.
       À noite, depois de saírem do trabalho, não era o jantar, mas sim a ceia, que era por volta das vinte horas. Repetiam novamente a sopa de tomate, açorda com azeitonas e, às vezes, comiam queijo. No verão, comiam gaspacho e azeitonas.
       Galinhas ou frangos, só se comiam em dias de festa, Carnaval ou Páscoa. E, se comessem açorda com sardinhas assadas, era uma para várias pessoas.

Fontes de Informação:
Sra. Margarida Calado, 86 anos (avó da Alice)
Sr. António Gonçalves, 75 anos (padrinho da Catarina)

Alice Calado, Catarina Maltês – 6º A  2010/2011

Sem comentários:

Enviar um comentário