A igreja de S. Bartolomeu é também conhecida pela igreja do antigo Colégio de S. João Evangelista (1636), que pertenceu aos Jesuítas Foi mandada fazer pelo Duque D. Teodósio II e continuada pelos seus sucessores e foi obra do calipolense Bartolomeu Gomes.
Foi construída ao estilo barroco. No seu interior há muito mármore, valiosos azulejos azuis e brancos, talha dourada, esculturas de madeira e diversas telas dos séculos XVII e XVIII.
A sua fachada que está incompleta é revestida de mármore da região. Tem três ordens de janelas e três portais ladeados de colunas dóricas. Apresenta duas torres quadrangulares, sem coruchéus. Nos seus campanários, que têm seis sinos, está o famoso Caracena que serviu o relógio público da torre de Menagem do Castelo que foi danificado pelas tropas do general espanhol.
Antes, a igreja de S. Bartolomeu estava na antiga praça de D. Amélia, hoje chamada Praça da República, mais ou menos no sítio onde está a Fonte da Praça.
Fonte de informação:
GABINETE DE IMPRENSA (2010). Um Alentejo para Descobrir. Vila Viçosa: Câmara Municipal de Vila Viçosa.
PESTANA, Manuel Inácio (s/d). Vila Viçosa História, Arte e Tradição, Vila Viçosa: Livraria Alentejo de Calipolojas, Lda.
7maravilhasdevilavicosa.blogspot.com
Ana Patrícia Sande – 6º C
2010/2011
Sem comentários:
Enviar um comentário